I'm leaving on a jet plane


"All my bags are packed I'm ready to go
I'm standing here outside your door
I hate to wake you up to say goodbye
(...)
So kiss me and smile for me.
Tell me that you'll wait for me.
Hold me like you'll never let me go."


29 dias. And counting.


Leaving on a Jet Plane, Fiona Apple (volume up)


Alguém me fecha, por favor, num quarto escuro e me dá alguma coisa para dormir, que eu hoje só faço asneiras?


Não sei por que é que ainda tento.


Eurosport, hora do almoço, meia final do Open de Austrália. Agassi e Safin empatados a dois sets, num jogo já com muitas horas e sucessivos tie-breaks. No último e decisivo set, o comentador português:

"É assim, caros telespectadores. Safin a mostrar que quer ganhar este torneio, mas tudo pode ainda acontecer, nada está decidido."
(Agassi marca três pontos consecutivos)
"Agassi a assumir as despesas do jogo, num encontro longe de estar decidido. A verdade é que tudo pode acontecer até à jogada final.

E eu que o julgava morto... Ei-lo entre nós: Monsieur de La Palisse.

(reparem que este tipo de posts já não é novo e vai repetir-se deste lado. Tudo para que o Pedro conclua que gosto de ténis (mesmo que dê pena ver-me jogar...), me eleja fã de ténis do dia e vá à gaveta buscar outra das minhas músicas preferidas. A girl's gotta do what a girl's gotta do...!)


[Actualização: O Pedro escolheu a Forever More, definitivamente a minha preferida de Moloko. É engraçado que a tenha escolhido hoje, depois de uma noite em que acabei por não comer qualquer bolo, mas da qual guardo, como um dos melhores momentos, os minutos em que, no BA, eu e este menino a dançámos e cantámos bem alto e de olhos fechados.]


O sistema de comentários do blog mandou-me dar uma volta:
"Can't connect with database"

Curioso... acontece-me o mesmo tantas vezes e nunca me queixo!


Ouvi bem? HOJE HÁ BOLOS??


O Guilherme tinha um Pragmatic Saloon, mas as bailarinas de can-can despediram-se e o pianista ganhou artrite nos dedos. "Vai daí 'ós 'pois", abriu uma tasca, mesmo ao lado d' "A Badalhoca" (conhecem?), numa concorrência feroz.

"Um blog mal-afamado, bafiento, cheio de bichos e com gordura nos ventiladores. O único lugar na net onde os bolinhos de bacalhau são de ontem. Uma tasca online.
Venha comer uma sande de presunto onde as moscas socializam."

"A Tasquinha Pragmática". Façam os vossos pedidos.


Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye.

Hoje comecei a dizer o primeiro adeus. É só o primeiro, eu sei. Até ao meu próprio, faltam ainda muitos outros. Mas pensar que já está a começar, que daqui a pouco tanta gente vai estar tão longe, fez-me desejar não passar por isto. Sem jantares de despedida, sem promessas, sem desejos. Só pegar na mala e ir.

A partir do próximo domingo, a menina do planeta ao lado vai dar a volta à cabeça dos nórdicos. Havemos de passar por lá, sim senhora. Quanto mais não seja, dentro do teu planeta, de onde me recuso a sair.

P.S. Jo, claro que vamos estar lá mais arejadas, como dizes... Perdidas na Europa e sem Telemédia, também não é difícil!


A pior viagem é aquela que se faz sabendo, desde o início, que não se volta mais.


À atenção dos meninos dos bolos

(tu, tu, tu e tu, L., que não tens blog, mas já tens idade para ter juízo)

Meus queridos:

nunca se perguntaram por que razão o bogas conserva cuidadosa e carinhosamente uma película de pó mais ou menos (a grande maioria das vezes 'mais'...) densa?

(Quase vos ouço dizer "não...!", num coro angelical que os vossos enganados papás pensam que são...)

Pois bem... como gosta de vocês e é de pequenino que se deve aprender, a Sara vai explicar devagarinho e com aquela voz que os adultos fazem quando se estão a controlar para não mandar um estaladão nos putos, está bem? (sem ofensa para as crianças deste ATL...)

("SIM!!")

Então cá vai: a Sara permite que o bogas conserve cuidadosa e carinhosamente uma película de pó mais ou menos densa PARA QUANDO MENINOS COMO VOCÊS LÁ FOREM DE MADRUGADA ESCREVER COM OS DEDOS NOS VIDROS E VANDALIZAR OS LIMPA PARABRISAS (grande marca de uma mão que deixaram no capot para isso...), ENQUANTO A SARA TEVE DE FICAR A ACABAR UM TRABALHO E A RECUPERAR DO GRANDE E DOLOROSO MAL QUE ONTEM A ARRASTOU PARA A CONVALESCENÇA, FIQUEM AS IMPRESSÕES DIGITAIS E POSSA FAZER QUEIXA DE TODOS VÓS AOS VOSSOS PAIS E AO SR. POLÍCIA!

(pigarro)

O caso segue na barra dos tribunais.
E agora que já estou mais calma, ide com cuidado e portai-vos bem.


Entro na urgência, quase sem respirar e a chorar compulsivamente.

- Tem ficha?
- Como?
- Se tem ficha... É a primeira vez que cá vem?
- Sim, nunca cá vim.
- Então tem de preencher a ficha. Nome? Morada? Como? Importa-se de repetir? Telefone? Bilhete de identidade?


Pode-se morrer num hospital português, mas nunca sem antes preencher "a ficha".


Gatekeeping interno

Chego a casa e vou directa à sala. Atiro as chaves para cima da mesa e tiro o casaco, enquanto ligo a televisão e os primeiros sons me lembram que já passa das oito. Começo a desenrolar o cachecol aninhado à volta do pescoço a caminho do quarto e ouço, de fugida:

"Esta noite, mais dois incidentes com condutores em contra-mão. A Associação dos Cidadãos Automobilizados vai, agora, pedir explicações ao Governo."

Volto para trás, sem nem olhar para o ecrã, e desligo imediatamente.
Começo a ficar um bocadinho farta disto.


Vai uma ajudinha?

Segundo o jornal Público, os portugueses não distinguem entre descriminalização e despenalização. São simpáticos, não são? Se os portugueses fossem pouco esclarecidos só nisto... Ultimamente, até circulam em contra-mão e tudo, tal é a confusão. Devem achar que estão em terras de Sua Majestade.
De qualquer modo, cá fica o contributo do "do lado de cá", que é para depois não dizerem que os blogs não servem para nada:

descriminalização: acto de excluir o carácter criminal de um facto (antes considerado crime);
despenalização: isenção de pena; abolição de sanções previstas pela lei.


"Wake me up inside..."


... mas, por amor de Deus, deixai-me sossegada por fora, que a semana foi de cão.


"Ministério da Saúde vai regular prescrição médica da cannabis"

Esta é a estratégia do Governo para ganhar votos da malta jovem nas próximas eleições. É bem capaz de resultar... Nuno Morais Sarmento também já afirmou: "não podia estar mais de acordo".


"Let's make this moment last"

Num dos blogs mais inteligentes que conheço, o Pedro teve o bom gosto de me fazer ir buscar Moloko à gaveta.
Agradeci a gentileza, ouvi a música vezes sem conta. E só hoje de manhã, cheia de sono e a ver, em 'pal plus', uma data de gente a correr para o emprego, percebi: "the time is now".


Há alguma coisa pior do que clipping?


Claro que há: relatório de clipping.


4-1

One down, four to go...


É por isto


"Este vai ser um ano de grandes mudanças. E tu vais viver as melhores de todas elas."

A S., doente e de cama, num dos dias mais difíceis das últimas semanas e mesmo sem saber, lembra-me por que é que a tenho como boa amiga.


Round I - História do Séc. XX


Adianta fazer birra?


Insulto gratuíto ou As coisas que nos dizem ou 'E esta, hein?'

"És boazinha demais e não devias!"

"Boazinha"?! Fosca-se... Ainda se fosse "boazona"! ;)


Suplício

(Alemanha-Polónia, voleibol feminino, esta manhã)

"Vai ser um jogo muito equilibrado, em que a Polónia, apesar do bom jogo feito ontem, terá muita dificuldade em ultrapassar o poderio alemão."

(Polónia começa a ganhar 8-0)

"É uma clara desorientação da equipa Alemã. Repare-se aqui: este ponto foi falhado claramente porque, e não temos qualquer problema em dizê-lo, a bola foi colocada demasiado perto da rede."

(no ponto seguinte...)

"Ora cá está, muito melhor agora, longe da tela, perfeito"

(...a jogadora falha o ataque outra vez)

"É claro que aqui não resultou, mas o passe até foi bom..."

(mais à frente, depois de muitas outras pérolas...)

"Repare-se que esta jogadora está claramente em baixo de forma: um ataque contra a vareta, seguido de outro para fora e agora um ataque contra o bloco".

(dois pontos depois...)

"E é um ataque magnífico, com uma movimentação de génio, a provar que a idade, mesmo no voleibol, pode ser um posto. Voleibol de grande nível, 'xôre' telespectador!" (foi a mesma jogadora...)

(para terminar em grande)

"Agora a servir a jogadora X... ela que nos habituou sempre a grandes ataques em suspensão, muito tensos, mas sempre eficazes"

(a jogadora serve... em apoio e directamente contra a rede)

...(silêncio)... não foi este o caso, mas de facto esta jogadora serve muito bem."


ALGUÉM CALA, POR FAVOR, O COMENTADOR DE VOLEIBOL DO EUROSPORT???


A novidade

Então boa sorte, Sr. Provedor. Vamos estar atentos...


Is it just me?

Não consigo ver blogs alojados no blogspot. Sempre que escrevo seja que endereço for, a página é redireccionada para o site inical do blogger. O resultado é que tenho de vir ao preview desta porcaria para ver o meu próprio blog. Alguém me consegue explicar isto??


New year resolutions

Comecei a fazer a lista e nunca mais acabo. Procurei em todas as linhas e não encontro nada de jeito. A verdade é que, o novo ano, basta-me que seja parecido com o que passou. Sem o 10 a TAD, sem o dói-dói no bogas, sem o nervoso graudinho, sem separações, sem sms's por responder, sem mails devolvidos. Mas com Covas 2004, com Sta. Marta de Portuzelo, com Alentejo, com bolos, com jantares e ceias e 4 quilos de massa para 6 pessoas. Na verdade, só tenho a certeza desta parte - massa não vai faltar. Nem massa, nem pizzas, nem ragazzi italiani, nem risos ou recordações.
Esta tarde, a TVI passou um filme sobre duas miúdas em Roma. Eu só espero que esta menina esteja pronta. Partimos em 58 dias. And counting.


Dúvida de 2º dia do ano ou Agarrem-me, que eu dou cabo do gajo!

Alguém me consegue explicar o que fizeram à TSF?


Safa!! Mais vale ser lisboeta...

Começo a achar que as grandes superfícies comerciais são locais perfeitos para se arranjar assuntos para posts. Acontece sempre qualquer coisa nova e supreendente. Vira-se a mãe para o menino irrequieto de seis ou sete anos:
- "Esteja quieto... olhe que isto aqui é o Norte!! Já não estamos em Lisbôooooa!"
Acho que até o miúdo ficou admirado, porque parou mesmo e olhou com atenção para a mãe, como se de repente pensasse: "oh não... estou no Norte!! estou no Norte!! MÃEZINHAAAA...".
Aposto que vai crescer cheio de preconceitos. Um dia vou estar eu no jardim a jogar cartas, já velhote, e vou levar com um taco de baseball só por dizer CARAGO em voz alta! Vai-se a ver e o agressor é um desses miúdos lisboêeeeetas...