A data que veem acima deste post nao engana ninguém. Hoje sao 31 de Maio e cai granizo em Campobasso.

[Oh mae...!!]


Eu também vou!

Amanha ja sei que nao vou acordar com a minha irma aos saltos na minha cama, nem com o ramo de flores do papà, trazidas sempre à hora do almoço, numa tradiçao que, duvido, alguma vez acabe. Tambem nao vou ter o jantarito especial da mae, nem os amigos Teixeira, que mesmo com um apelido diferente sao como da nossa familia.
Amanha so a Ana me vai acordar com um "Parabéns!" bem portugues. Mas nao tem problema. Pelo contrario!
Amanha vou estar com a minha familia portuguesa, italiana e espanhola dos ultimos tres meses, que sabe cuidar de mim quase como os papàs (mas nenhum cozinha tao bem como a minha mae! Bem, a Ana volta e meia faz uns petiscos bem jeitosos...). E ainda assim, deste ano nunca mais me esqueço. Foi o ano em que, a tantos quilometros de distancia, os meus pais me deram a melhor prenda que podia receber.
Este ano, para comemorar os meus anos, vou a Portugal.


Hoje nao vieste. Na verdade nunca vens, mas eu continuo sempre à espera. Se me perguntares do que^, nunca te poderei responder. A verdade é que espero. Mesmo do que, contra tudo o que dizes, ja acabou.


Meet la belga

Chama-se Stephanie, mora perto de Bruxelas e chegou a Campobasso no mesmo dia em que nos. Assim que viu as espanholas (nos ainda estavamos em Roma à espera das malas que ficaram em Frankfurt) fez logo questao de avisar que grita durante a noite. Tudo normal, segundo a propria, que grita por tres ou quarto minutos, às vezes corre pela casa e depois volta a dormir. Ajuda psiquiatrica? Nem falar disso, que se passa da cabeça e parte o quarto todo. Se bem que daqui a algum tempo ja nao havera grande coisa para partir, porque os bichos lhe devem roer a madeira toda. Adiante.
Tem uma relaçao muito dificil com os pais, agricultores à moda antiga, donos de 6500 porcos (teve, portanto, uma boa escola...). Os senhores obrigam-na a trabalhar ao fim de semana e é por isso que, antes de vir, preferia ficar sempre na residencia de estudantes onde vivia e onde, uma vez, (conta com uma grande sorriso nos labios) saiam insectos enormes do frigorifico (ja estao a ver a peça...).
Namora com um italiano do Norte, Imperia, que sempre que esta com ela lhe deixa grandes marcas no pescoço (isto deve ter alguma coisa a ver com as marcas que se fazem nos porquinhos....). E' este o seu ponto mais fraco. Sempre que fala dele torna-se uma menina apaixonada e nao sabemos bem o que fazer quando chora (muitas vezes) com saudades do rapaz. E quando digo que nao sabemos bem o que fazer, quero dizer que é perigoso estar perto dela quando se passa. Nas primeiras semanas em Campobasso ligava-me aos berros sempre que se perdia, até eu ter de berrar com ela e lhe dizer para perguntar a alguém onde era a nossa rua e quase lhe bater em casa.
Nao gosta de limpar nem arrumar. Nunca o fez e nao é, segundo ela, quando vem viver para tao longe de casa, que o vai fazer agora. E' por isso que fazemos questao de deixar sempre a porta do quarto dela fechada (nao imaginam o cheiro que de la sai...), um quarto em que nao é possivel ver o chao (repleto de cuecas, meias, papeis, cascas de laranja, camisolas e todas as coisas de quese possam lembrabr) e no qual ja encontramos grandes tesouros, para alem dos "gatos" de cotao, que entretanto ja sao tigres e ja vao dando umas dentadas na mobilia (eles e os bichos da madeira).
No primeiro dia em que lhe dissemos para arrumar a sala de estar (o hall...), fez questao de limpar as janelinhas que estao por cima das portas de cada quarto com a esfregona com que absorvemos a agua do chao da casa de banho, depois do duche. Eu e a Ana quase vomitavamos na cama, ao ver erguer-se o monstro chamado Mopa, com um cabelito ou outro misturado (e aqui estou a ser claramente optimista).
Nao sabe cozinhar e so faz batatas fritas congeladas ou entao saladas que deixam a casa a cheirar mal por dias.
Duvidamos seriamente que tome um banho digno desse nome, uma vez que anda sempre com umas toalhinhas pequeninas (que depois deixa espalhadas na nossa pequenina casa de banho) e so esta la dentro por tres ou quarto minutos (e aqui, definitivamente, nao estou a exagerar...).
Como vai embora na proxima sexta-feira, fizemos-lhe uma festa de despedida no sabado passado, em que apanhou uma bebedeira descomunal (do que se livrou a Ana...). Na rua principal de Campobasso fez-me passar a maior vergonha desde que ca estou, quando, agarrada a mim e à Diana (uma das espanholas que vivem connosco), cantou em altos berros, dançou, meteu-se com uma duzia de rapazes e ainda quis cantar uma serenata a um vizinho que nos detesta porque fazemos barulho. Bem valeram os reflexos da Diana, que, sem mais nada, a agarrou pelo cabelo mesmo na altura em que se preparava para tocar à campainha do velhote. De manha, obviamente, nao se lembrava de nada, especialmente do facto de ter dado uma valente farpola ao lado do Emilio, um italiano que, duvido, volte a falar calmamente com ela (tenham medo, tenham muito medo...).
E' a pessoa mais descontraida que conheço. Nao bate à porta para entrar no quarto dos outros, quando pede permissao para comer alguma coisa que nao é seu ja ha muito esta na boca, mesmo que seja um belo pastel que compramos para dar a um amigo.
Tem o condao de me fazer disparar os nervos, especialmente depois de ter feito de conta que nao havia exame de italiano uma semana mais cedo do que o previsto, so para poder ir para Imperia um dia mais cedo. "Sense!"
Ainda assim, tantas vezes nao consigo deixar de a ver como uma menina pequenina, que caiu de paraquedas num pais que se recusa a conhecer a sua lingua (o pais e nos proprios, que o flamengo é violento pra caraças...) e com uma cultura diametralmente diferente. E' divertida (apesar do humor muito proprio), espontanea (quando arrota) e relaxada (ja se ve...). E apesar de todas as coisas, so queria poder ficar connosco mais um mesito.
Seja como for, vai fazer-nos falta. E posso assegurar que nunca me vou esquecer dela.


Poder corrosivo

Estou a dormir no chao - o raio da cama partiu-se outra vez. (eu nao queria ser mazinha, mas acho que foi depois da belga la ter andado...)


Breakfast at Via Benevento's

Hoje de manha levantei-me, fui à cozinha, e em vez dos cereais de sempre comi ananas, cerejas e magnorios. Bem se ve, a Ana chegou ontem de Portugal.

[Pai, diz à Mae que as cerejas estavam perfeitas, mas que a belga se fez a elas com toda a força... as sobreviventes, farei o favor de esconder! :) ]


Save the àcaros, Save Willy! - parte II - "a revolta das almas"

Nao me é estranho acordar de manha com a campainha de casa. Na verdade, sou a unica desgraçadinha que se levanta para ver quem é. Mas hoje, quando fui, mais uma vez, à porta, de pijama, cabelo no ar e cara de poucos amigos, nao esperava encontrar tres GhostBusters.
Ao que parece, foram chamados para eliminar as almas dos milhares de acaros mortos no quarto dela, que nos ultimos dias tem assombrado toda a vizinhança. A pensar bem, até eu tenho ouvido uns barulhos estranhos la em casa (e nao é so quando ela arrota...).

[Adaptado. Ideia original de Vito Naponiello (se nao escrevesse isto tinha a mafia napolitana à perna...)]


- Buongiorno, volevo parlare con il professore Di Ambrosio, ho bisogno di sapere come si farà l'esame...
- Aspetta un attimo... no! Adesso é troppo dificile trovare Professor Di Ambrosio qua. Tutti le sue lezioni sono già finite e lui quasi non vieni all'università. Perchè non provi sul Corso, quella strada pedonale nel centro?
- Sul Corso? Ma come lo trovo?
- Oh, tesoro... Basta passare 5 minuti la e lo vedrai...

[Como diria o portugues que conhecemos em Parma... bà!]


Save the àcaros, Save Willy!

Nao me é estranho acordar de manha com a campainha de casa. Na verdade, sou a unica desgraçadinha que se levanta para ver quem é. Mas hoje, quando fui, mais uma vez, à porta, de pijama, cabelo no ar e cara de poucos amigos, nao esperava encontrar uma duzia de representantes da Greenpeace.
Ao que parece, estao a mover uma acçao contra a belga. Consideram inconcebivel a carnificina a que estao sujeitos os àcaros no seu quarto, considerado ambiente de reprocriaçao protegido. De facto, ja nem nos aguentamos o cheiro que de la sai.

[Ontem entrei em casa e voltei a sair imediatamente. Inspirei demoradamente e, num raid em que bati todos os records das brigadas SWAT, entrei no quarto dela, abri a janelas e, ao escapar para sobreviver, fechei bem a porta. Hoje ja se respira mais ou menos no hall, mas so porque acabei com as reservas de incenso.]


Breaking News

Depois de quase tres meses com neve, chuva, vento e um frio do caraças... està calor em Campobasso!!!

Gloria, toca a mandar os bikinis;
Ana, traz o guarda-sol - o Adriatico espera-nos!

[Claro, papà... so depois do exames!]


Eu ja sabia...

Eu e a Ana concorremos, no final de Abril, a um concurso de logos e slogans para a campanha publicitaria da Universidade de Molise 2004/2005. Ha 20 dias que espero por uma decisao do juri que, supostamente, viria publicada na net ou pelo correio. Mas nao. Claro que nao podiam fazer-nos saber que perdemos sentadinhas no sofazinho de casa [o mesmo em que, um belo dia, a belga pousou dois sacos do lixos (bem cheios da porcaria que fazemos...) enquanto voltava ao quarto para vestir o casaco e no qual me recuso, agora, a sentar]. Tinham de trasformar o raio de uma carta de pesames em cerimonia comemorativa e dizer-nos que nao temos jeito nenhum para isto onde? NO NOVO ESTADIO MUNICIPAL. Ha posters espalhados por toda a cidade e até organizaram autocarros especiais para levar a maltinha. Pior que isto? A data escolhida: 26 de Maio, exactamente à hora que começa a final da liga dos campeoes.

O que vale é que, pelo menos, a Ana ja ca esta nesse dia. Sempre podemos voltar a casa e chorar juntas.


Sou paciente demais.


O que resta da felicidade...?

Nada. Pelo menos na minha cama.
A belga ontem chegou a casa muito feliz porque teve 30 (um 20, para nos) numa oral. Estava tao feliz, tao feliz, que entrou no meu quarto, atirou a mochila para o chao, tirou as sapatilhas e as meias (que hoje tive de remorrer com luvas e uma mola no nariz...) e enfiou-se na minha cama (agora super-cama, encostada à da Ana), debaixo dos meus lençois, a falar que nem uma gralha (enquanto eu, por acaso, via um filme...). Depois disto, claro que nao restou nada. Foi tudo recambiado para a maquina, tudo para lavar a quente.


Já há muito que não escrevia no lado de cá. Passo por aqui todos os dias, reconheço os cantos à casa, mas normalmente fico por pouco tempo. Ninguém chega sequer a dar pela minha presença. Não há um motivo especial. Apenas sinto que estou a invadir um espaço que não é meu. Às vezes é assim... abrem-nos as portas de casa, tratam-nos como reis, deixam-nos à vontade, mas mesmo assim sentimo-nos uma visita de ocasião. Este lado é o da Sara. Foi ela que o construiu, que lhe dedicou o tempo, carinho e força. O tempo que nunca tem, mas que arranja sempre; o carinho que só ela sabe dar; a força com que nasceu. Aqui sou como uma mulher a dias. Tenho a chave de casa e é-me permitido entrar sempre que for preciso. Posso circular à vontade, limpar o pó, alterar a disposição dos móveis, mas nunca passar cá a noite. Não é um papel que me chateie. Até porque não é uma imposição, uma regra. Foi o papel que escolhi. Ou que me escolheu. Seja como for, se é para ser mulher a dias, que seja aqui, do lado de quem confia em mim o suficiente para me entregar as chaves de casa. Mesmo que só para limpar o pó de vez em quando. Muito de vez em quando.


Pode-se ser paciente demais?


"We all experience within as what the portuguese call saudade, which translates as an inexplicable longing, an unnamed and enigmatic yeaning of the soul, and it is this feeling that lives in the realms of imagination and inspiration, and is the breeding ground for the sad song, for the love song."


Um aviso na porta do predio informa-nos de que na quarta-feira temos de estar em casa para receber a visita de dois técnicos da Camara. Vem ver um problema com o gas? Vem inspeccionar as ligaçoes electricas? Vem saber por que raio o quarto da belga cheira tao mal? Nao... vem controlar o avanço dos efeitos do terramoto de 2000.
Ah... como é bom e calmo viver em Campobasso!


Pronto... é so o blogger começar a inventar que acontece alguma coisa. Nao ha paciencia para este erro com os acentos!


Como ? que se explica a um italiano que bacalhau com natas ? um prato completo, que as batatas se podem comer misturadas com as natas e o bacalhau, que para nos nao ? obrigatorio comer massa sempre no inicio e que nao ? preciso por a salada num prato, o bacalhau noutro, as batatas noutro e, quem sabe, as natas numa molheira, mesmo ao lado do queijo ralado?
Bem se ve, ontem tivemos almo?o portugues.


A Ana partiu hoje para Portugal. (Se o meu relogio nao me engana, a esta hora sobrevoa Frankfurt...)
Toca a envia-la de volta rapido e inteirinha, oh faxavori!

(boa estadia, bandida...)